sexta-feira, 22 de julho de 2011

Moda através do tempo,dos anos 40 a 90 !!!!!

Por Roberta Dobarrio Martorelli.(Blog Modices de Bebé)
www.modicesdebebe.wordpress.com


É importante ressaltar a história para que se consiga entender a moda e suas particularidades em cada década, porque os acontecimentos e as necessidades influem desde a escolha dos tecidos até a composição dos looks.
Se hoje montamos visuais com base em nosso estado de espírito podendo combinar estilos e referências de décadas passadas, é porque nosso tempo (a história vivenciada) permite, podemos usar looks girlies, grunge, boho chic, rocker, tom boy, no entanto algumas em nossa década percebemos um apelo muito grande a magreza e as que não se encaixam na silhueta perfeita imposta pelas passarelas sofrem a marginalização das grandes lojas, mas hoje a uma facilidade maior de comunicação e essa busca pela igualdade de direitos torna-se mais ampla.

Anos 40

Durante a Segunda Guerra Mundial, havia o racionamento de produtos de costura, as Maison francesas fechadas pelos alemães não contribui para uma moda luxo e extravagância, os modelos ficaram mais sóbrios, pesados e sérios.
Os vestidos para as mulheres eram baseados em estilos militar e o “readyto wear” (pronto para usar), uma forma de criar roupas em larga escala criado pelos ingleses vendia através de catálogos e podiam ser entregues em até 24 horas.
Os visuais dos anos 40 trouxeram a modelagem dos anos 30 com cores mais escuros, saias mais curtas e tecidos mais populares.
 Os cabelos mais longos (devido à falta de bons cabeleireiros) eram presos com grampos em formas de cachos, a maquiagem também escassa com o principal foco nos lábios, já que o formato do batom era usado na indústria bélica.



 Croquis dos anos 40
                                                           






                                             Influência dos anos 40 em looks contemporâneos



Anos 50 

Com o lançamento do “New look” por Christian Dior em 1947 (pós-guerra), uma nova visão de estilo se instaura entre as mulheres, a proposta de Dior é a retomada do luxo e da feminilidade através das saias amplas na altura dos tornozelos, cintura bem marcada e sapatos de salto alto junto a jóias de grande presença e peles.




                                                          New look de Christian Dior.



É necessária a compreensão de que nesse período há o resgate da feminilidade em contraponto com os acontecimentos da década passada.
A maquiagem volta a ter forças devido ao fim da escassez de produtos, a mulher que antes não podia se produzir passa trabalhar mais a beleza, com cosméticos para a pele, perfumes e produções elaboradas com foco nos lábios e nos olhos deixando a pele do rosto com aparência pálida.
Esse retorno da mulher vem em contraponto à década passada em que elas não tinham quase nenhum acesso a artigos de luxo.
O “ready to wear” ou prêt à porter ganha espaço e há uma maior divesrsificação do mercado, televisão aumenta a rapidez de informações, junto à criação do aspirador de pó e da máquina de lavar.
A mulher dos anos 50 além de estar sempre bem produzida tinha de ser uma excelente dona de casa e boa esposa e mãe. Junto a essa moda de cintura marcada temos o estilo caleje com o estouro do rock and roll, a tal da juventude transviada busca a própria moda e além das saias rodadas temos as calças cigarretes, sapatos baixos, suéteres e jeans.
Esses dois estilos marcam os anos 50 e suas maiores representantes são Grace Kelly e Audrey Hepburn que apresentavam a sensualidade aliadas a ingenuidade, temos também a marca da sensualidade dessa década que são as pin-ups americanas loiras de seios fartos.



                                                     Croquis com a moda dos anos 50



                                                


                                                   Modelo inspirado no estilo cinquentinha



Anos 60

O estilo dessa década tem uma proposta de inovar e quebrar regras (tudo graças à juventude rock and roll). As saias rodadas ainda se mantêm, mas começam a dar lugar aos taillieurs, vestidos tubinhos e a mini saia.
A mulher passa a dar mais valor as suas formas com peças ainda mais com o comprimento das roupas que passa a ser menos.
As cores mais vibrantes e as estampas psicodélicas contribuem para o visual futurista, a moda minimalista com curvas mais limpas e arquitetônicas e as botas complementam o visual dessa década.
Na história temos a solidificação dessa juventude de idéias revolucionárias e o maior acesso a tecnologias consideradas futurísticas.

                                                            Look comum nos anos 60





                                                            Influência na moda atual



Anos 70

Talvez a maior influência dos anos 70 seja Woodstock e era hippie, há uma forte presença da produção artesanal, e da individualização do ser humano não pelo que ele pode comprar, mas por aquilo que ele é.
Esse reflexo da onda paz e amor podem ser encontrados desde o material com que se produzem as peças de roupas, as cores usadas e os acessórios que complementam os visuais.
Temos as calças jeans com boca de sino, as cores mais terrosas (como o caramelo, o marrom, o ocre, o laranja), a influência de estilos como o Indiano e árabe nas estampas e também nas cores, e principalmente os acessórios que precisavam ser produzidos de forma artesanal, os colares de miçangas e as headbands são bom exemplos.
Temos o uso de franjas, o estilo apache, o estilo safári e as estampas mais florais.
Esse estilo mais romântico é visto até hoje em muitas produções.




                                     Estilo tropicália com influência indiana nas cores e nas estampas.





                               
                                   Peças contemporâneas que sofrem influencia dos anos 70




Anos 80

A moda dessa década é a moda do exagero, tem influência do estilo sport wear, o uso de roupas de ginástica (sapatilhas, lycra e polaina) combinadas a roupas extravagantes e de cores cítricas. Sofre também influencia da tecnologia com a idéia de novo, moderno e eletrônico.
Talvez o país que mais influenciou a moda dessa década tenha sido o Japão, tem-se também a busca pelo corpo perfeito nas academias de malhação e as maquiagens fortes e exageradas.
Pop, rock, góticos e rastafaris são alguns grupos que se formam ao longo dos anos.





                                                             Xuxa com um look anos 80





                                                Influência dos anos 80 na moda de hoje




 Anos 90 
          
Temos uma grande abrangência de estilos nessa década, a primeira metade ainda influenciada pelos anos 80, nessa época os estilos, as tribos e visuais passam a conviver mais harmoniosamente, a também a questão do conforto.
A moda seguiu essa tendência produzindo peças para cada tipo de consumidor, mas posso ainda destacar a influência grunge na moda, as camisas xadrezes, o all star, e os jeans mais detonado são algumas características marcante desse estilo que segue a música e as bandas.
Os seriados norte americanos também ditam moda, e na Inglaterra a banda pop Spice girls vira fenômeno mundial e as meninas buscam imitar os estilos delas.





                                                  Seriados americanos influenciam a moda





                                                E até hoje são atualizadas pelos estilistas.


Bem chegamos ao fim dessa linha temporal de moda, espero que vocês tenham curtido muito esse post que foi feito com todo o carinho, se hoje a moda é um território democrático e amplo devemos a todas essas décadas que nos antecederam.
Um beijo e muitos coelhinhos dêem uma passadinha no meu blog e na coluna que faço as quartas e sextas no www.belezasemtamanho.blogspot.com

Um comentário: